top of page

Você precisa desenvolver sua liderança?


Perfil de liderança é hoje o pré-requisito mais comum nas vagas disponíveis no mercado. Já se perguntou por quê? Não, ... não é apenas porque as empresas precisam de iniciativa, assertividade e rápida tomada de decisão. A verdade é que as empresas precisam de pessoas que saibam lidar com gente. Pessoas que influenciem, que despertem o potencial da equipe e que facilmente conquistem seguidores. Pessoas que saibam usar estrategicamente o maior ativo de uma empresa: o talento daqueles que a compõe.

Pode-se dizer que o maior desafio que as empresas encaram atualmente está relacionado a pessoas. Seus funcionários são pessoas, seus clientes são pessoas, seus concorrentes são pessoas. Não importa o ramo em que sua empresa atue ou o porte dela. Em algum momento – ouso dizer: todo o momento –, sua estratégia vai esbarrar nas pessoas. E elas são, muitas vezes, imprevisíveis. É por isso que, para se destacar no mercado, as empresas precisam de verdadeiros líderes.

Muito se fala sobre o que é ser líder. E verdade seja dita, cada empresa precisa de um perfil de liderança diferente, porém algumas características são esperadas em qualquer segmento.

Um verdadeiro líder conhece bem sua realidade. Mergulha no negócio, esquadrinha o contexto. Entende as expectativas de seus clientes, planeja como se relacionar melhor com eles. Conhece em profundidade seus concorrentes e cria estratégias para superá-los. Mas não para por aí.

Ele sabe quem são as pessoas que trabalham com ele. E não estamos falando do chavão de chamar todos pelo nome. Isso é o mínimo! Um bom líder conhece o perfil da sua equipe, sabe quais são os pontos fortes e as vulnerabilidades de cada um. Ele monta a equipe com perfis que se completam, para conseguir alta performance. Ele planeja quem fará o que e quando. Ele planeja onde quer chegar, divide isso com a equipe e corrige a rota, mudando o caminho quando for necessário. Ele dá o exemplo e além disso, apoia a equipe e comemora grandes e pequenas conquistas.

Até aqui, você se reconheceu? Como está o seu perfil de liderança? Você tem aplicado no seu dia-a-dia tudo o que falamos até aqui? Se há algum ponto em que você precisa melhorar, transforme-o em uma meta. Dedique-se a isso. Procure ser a cada dia, a melhor versão de você mesmo. Aprendizado e mudança constante também são características de liderança. Comece hoje. Bons líderes não deixam para depois.

bottom of page